"Fé raciocinada é um privilegio de uma pequena parcela dos seres que habitam a terra, é preciso antes que o homem aprenda a raciocinar, para só depois chegar a uma fé racional”.
Há uma discordância entre o Criacionismo e o Evolucionismo, um segue a literalidade das Escrituras, o outro, a Ciência. A linha científica dominante explica o surgimento da vida na Terra pela evolução biológica das espécies, o que não é aceito por algumas religiões baseadas na Gênese bíblica. Faremos um brevíssimo esboço sobre o tema, para que o leitor possa ter uma noção sobre o assunto.
Nos Estados Unidos, existe uma discreta Cruzada indo desde a simples divulgação ideológica à pretensão de banir o Evolucionismo dos meios acadêmicos e científicos. Não é objetivo atacar a religião, mas demonstrar de forma sucinta, as diferenças entre o criacionismo e o evolucionismo. No turbulento intervalo entre a queda de Roma e a consolidação das primeiras instituições medievais, a igreja católica alcançou um alto nível de influencia junto a seus devotos, por ser praticamente a única organização social capaz de oferecer alguma proteção contra a violência pagã dos povos bárbaros. Para um mundo em crise, a Igreja oferecia a salvação eterna. Os caminhos da salvação da alma, as tentações demoníacas e as questões teológicas tornaram-se, assim, os mais importantes temas de estudo e debate, aos quais todos os outros deviam subordinar-se. Além disso, os dogmas afirmavam que a Bíblia, como texto sagrado e infalível, continha necessariamente todas as respostas e, em consequência, também os problemas astronômicos deviam ser SOLUCIONADOS através do texto sagrado, com isso, a ciência, ainda no seu início, foi "banida" da religião, ficando de fora até hoje, salvo quando há conveniência.
Para melhor entendimento, analisemos os significados dos vocábulos.
Evolucionismo: Teoria que defende a existência de uma evolução das espécies das mais simples para as mais complexas, ao longo dos períodos geológicos;
Filosofia: concepção filosófica que explica a formação e o desenvolvimento do mundo físico e das espécies vivas, da consciência e da sociedade humana, por um processo de evolução contínua; transformismo.
Filosofia: concepção filosófica que explica a formação e o desenvolvimento do mundo físico e das espécies vivas, da consciência e da sociedade humana, por um processo de evolução contínua; transformismo.
Criacionismo: Teologia: teoria ou sistema que sustenta terem sido as espécies animais e vegetais criadas de forma distinta e permanecerem invariáveis (este sistema é oposto ao transformismo);fixismo: no sentido metafísico e cosmológico, o termo criacionismo designa a concepção segundo a qual, Deus produziu o Mundo do nada; no sentido psicológico, aplica-se à doutrina, adotada pela Igreja Católica, que afirma que a alma de cada pessoa é criada por Deus e infundida no corpo, seja no momento da concepção, seja no estado embrionário do corpo.

A Ciência é o conhecimento rigoroso e racional de qualquer assunto, um conjunto de estudos, anotações, observações e métodos específicos para entender um fenômeno ou transformação natural. A vida na terra se originou de matéria inorgânica ou inerte. Inicialmente, formaram-se moléculas com Carbono, Nitrogênio, Hidrogênio e Oxigênio, agrupadas de forma equilibrada e se tornaram gradualmente mais complexas.
Há 3,5 bilhões de anos, como comprovam as pesquisas científicas, essas moléculas simples evoluíram, em um ambiente propício, o caldo pré-biótico, para organismos, ainda, de pequena complexidade, os precursores das células. Eram organismos procarióticos semelhantes a bactérias. A ciência não consegue reproduzir esta modificação de forma experimental, pois não dispõe do tempo necessário e também não dispõe de uma matéria prima muito especial, que transforma seres inorgânicos em orgânicos. A evolução é lenta e gradativa, os anfíbios, por exemplo, representam os seres de transição entre os peixes e os répteis. Segundo os evolucionistas, a combinação química a nível físico está ligada ao Acaso. Todavia, uma criação inteligente só pode ter como origem uma causa inteligente, e isso, os alguns evolucionistas ainda não aceitam, mas isso não exclui o controle divino, apenas não é citado, pois muitos cientistas não são religiosos.
Segundo os criacionistas, todos os seres existentes no mundo foram criados da mesma forma que conhecemos, pois se baseiam em interpretação literal do livro Gênese, mas não fundamentam essa teoria de forma convincente. Desconsideram as descobertas cientificas e o sistema de datação, que explica a linhagem biológica através de fósseis, tais como homo afarensis, habilis, erectus, e sapiens sapiens.

Os criacionistas não aceitam a idéia de que o homem "veio do macaco", apesar de a ciência ter provado que, no caso dos primatas, 96,3% a 99,4% de seus genes serem iguais ao do homem, por outro lado, refutam que se esta fosse uma regra, nosso ancestral deveria ser o rato, pois sua genética é ainda mais próxima à do homem. Mas o que os criacionistas não percebem, é que o corpo humano possui uma caixa craniana maior, proporcionando condições necessárias de abrigar um cérebro próprio capaz de retransmitir as impressões de uma alma inteligente, característica importantíssima que a do rato não possui. Além do mais, a ancestralidade é do corpo físico, e nada tem a ver com o espírito, o corpo é somente um veículo de evolução e não importa sua ancestralidade, pois o seu uso é sempre temporário.
Não admitem a ancestralidade, mas aceitam que o homem tenha vindo do "pó da terra", pois o corpo físico contém os mesmos elementos da terra, correto. Mas então, qual é a diferença se todos os corpos orgânicos contem elementos provenientes do solo?
É preciso saber separar a nossa origem física da espiritual.

A visão do evolucionismo é ciência de observação e conhecimento, não um simples ato de crer. Os Evolucionistas estão voltados para a ciência, e defendem que toda a criação seja obra do Acaso.
Os criacionista não admitem a teoria do Big Bang, onde, segundo a ciência, foi quando o Universo surgiu, mas também não apresentam argumento que explique sua origem. Eles possuem um postulado fundamental de que todos os seres vivos surgiram repentinamente já diferenciados, e que não houve evolução e que tudo se deu num período de tempo muito curto. Não explicam como a raça humana se espalhou pelo do mundo em apenas 6 mil anos. Não consegue explicar por quê a existência de várias etnias se todos evoluíram de um casal branco, e posteriormente os descendentes de Noé. Não sabem relacionar os períodos geológicos com o surgimento dos seres vivos. Não explica como Noé conseguiu salvar milhões de animas, os peixes de água doce, insetos, aracnídeos, e as que espécimes que viviam nas regiões glaciais. Não explicam sobre a Era dos dinossauros, se viveram antes ou depois do dilúvio.
Nota-se que ambos os grupos têm suas razões, como também seus equívocos.
A posição do Espiritismo é diferenciada dessas duas correntes. A doutrina espírita é prudente e flexível, eis uma das formas mais sensatas de sugerir uma idéia, sendo uma doutrina filosófica com base científica, segue as provas e evidencias que a ciência apresenta. A teoria da evolução das espécies, ainda que não tenha sido comprovada definitivamente, é a melhor proposta, muito mais convincente devido às evidencias apresentadas que a do criacionismo, que não apresenta nada. Aceitamos a teoria da evolução das espécies proposta por Darwin, por ser um raciocínio muito bem elaborado e desenvolvido, embasado em observações e experiências. O criacionismo é uma hipótese, e não possui elaboração suficiente para ser submetido a um estudo sério, sendo assim, não há motivo para que ele seja comparado ao Evolucionismo.
Aceitamos apenas um ponto sob a ótica criacionista, de que tudo foi criado por Deus, portanto, o Espiritismo não é extremista. Kardec afirmou que se houvesse divergência entre o Espiritismo e a Ciência, que ele se modificaria naquele ponto, e seguiria a ciência, se surgirem novas descobertas, SERÃO ACEITAS.
Defende a existência de um Criador supremo universal com leis universalistas, atemporais e imutáveis. Portanto, a posição espírita frente à temática é de uma Doutrina Evolucionista TEÍSTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário