segunda-feira, 15 de março de 2010

Civismo e patriotismo estão em baixa no Brasil

Civismo e patriotismo são termos sinônimos, mas há uma ligeira diferença. O patriotismo estaria mais voltado à ação de valorizar os símbolos da nação: a bandeira, o hino, o brasão. O civismo é o comportamento que temos no dia a dia na defesa de certas práticas e valores fundamentais para a coletividade. O civismo também está voltado para o respeito às instituições e às práticas políticas de uma nação. Não há como ser patriota sem ter o sentimento cívico pela nação.

Para que o cidadão exerça o civismo, é necessário receber o incentivo da classe política, que hoje, infelizmente, o está desestimulando com tantos escândalos. Mas não devemos nos deixar levar por essa correnteza de lama que assola o país, pois os homens passam, mas a nação continua, e novas gerações irão tomar os lugares daqueles.

É necessário que o político tenha moral ilibada, fazendo jus ao cargo para o qual foi eleito. Nós, brasileiros, precisamos mudar esse quadro, orientando nossos jovens a valorizarem a pátria, dando exemplo de boa conduta em todos os setores da sociedade, para que, no futuro, tenhamos uma nação melhor e mais igualitária.

Nas próximas eleições, seria interessante fazer uma mudança completa na política brasileira, não reelegendo ninguém, numa tentativa de subtrair os vícios implantados no sistema político brasileiro ao longo dos anos.

Esses vícios, que lesam o cidadão, desestimularam a prática do civismo na população.


Publicado no jornal O Tempo de BH em: 14/03/2010


http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1599&IdCanal=2&IdSubCanal=8&IdNoticia=136074&IdTipoNoticia=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário