Qual a idade do planeta Terra? Como determinar a idade de uma rocha ou dos seus minerais? A geocronologia é a ciência que estuda métodos de determinar o tempo geológico, registrado nas rochas. Durante a existência do ser humano várias maneiras de se "contar" o tempo geológico foram idealizadas. As primeiras propostas, anteriores ao Iluminismo e à revolução industrial, eram baseadas nas escrituras bíblicas e promulgavam que a Terra teria aproximadamente 6.000 anos.
Com o avanço da ciência outros meios foram aventados para se fazer esse calculo. Um deles foi calcular o tempo necessário para que o mar se tornasse salgado, pressupondo que este teria sido doce no início e que o sal teria sido levado pelos rios, a partir da dissolução das rochas aflorantes nos continentes.
O cálculo obtido em 1899 indicou que a água do mar teria cerca de 90 milhões de anos, mas hoje já se sabe que as tartarugas marinhas já existiam há pelo menos 100 milhões de anos.
Existe o método absoluto, que utiliza os princípios físicos da radioatividade e fornece a idade da rocha com precisão. Esse método está baseado nos princípios da desintegração (ou decaimento) radioativa.
No primeiro capítulo do Gênese, a narrativa é clara, vimos “Deus criando os céus e a terra, e a terra era vazia e sem forma.”
Sabemos que a grande maioria das correntes de fé cristãs, ainda sustentam a idéia de que o mundo foi criado há 6000 anos, mas nada falam sobre a origem dessa data. Todavia o que pouquíssima gente sabe, é que em 1654, James Usher, Arcebispo de Armagh, na Irlanda, grande autoridade em estudos bíblicos, sobretudo em numerologia fez uma árvore genealógica dos personagens da Bíblia e concluiu que a Terra foi criada às 9 horas da manhã de 26 de Outubro do ano 4004 A.C. Teria hoje, portanto, cerca de 6000 anos.
A Ciência nos mostra que as rochas levaram milhões de anos para serem formadas, os paleontólogos acreditam, pelos testes feitos em fósseis de esqueletos humanos, que o homem exista há pelo menos 3,5 milhões de anos. Logo, fica impreciso datar a idade da Terra, que, aliás, é querer penetrar no impenetrável.
Mas segundo o entendimento de muitos religiosos a data da construção do mundo é muito recente, o curioso foi Usher precisar até a hora em que o planeta foi criado, imaginação para lá de fértil. Como sempre, os religiosos inventando as coisas.

O interessante disso tudo é que não ouvimos falar absolutamente nada, por parte das igrejas sobre esta origem e tampouco sobre os dinossauros, pois ainda sustentam a idéia de Usher.
Se mundo foi criado há 6000 anos, por que a Bíblia nada fala sobre os monstros pré-históricos? Poderíamos salientar alguma passagem ainda que distante e fazer uma alusão a estes animais, todavia só encontramos bodes, cabras, ovelhas, leões, cavalos, pombas, serpentes, mas não se menciona nada sobre esses animais.
No livro de Jó 40,25 a 41,26, é feita uma citação sobre um animal semelhante a um dragão, mas onde encontrar seus descendentes? A não ser na Ilha de Komodo, na Indonésia, mais conhecido como o “Dragão de Komodo”, (crocodilo da terra), é um enorme lagarto, que muitos chamam de dragão, mas não existem asas e tampouco solta fogo pela boca. Seria mais prudente, aceitarmos a referencia bíblica como mais uma lenda das inúmeras existentes. A fascinação pelos Dragões (do grego drákon, δράκωυ), existe na história da maioria das culturas. Entre todas as criaturas fantásticas e mitológicas, os dragões são as mais famosas e amplamente difundidas. Sejam eles bons ou maus, suas histórias passaram de geração em geração, desde o início dos tempos, em quase todas as sociedades e por que com os judeus seria diferente?

E os dinossauros (do grego, déinos - terrivelmente grande, saurós - lagarto), que eram os dominadores do mundo que não aparecem nos textos bíblicos, porque foram extintos há muitos milhares de anos antes da Bíblia ser escrita, a ponto de nenhum homem daquela época ter conhecimento de tais criaturas devido sua longínqua extinção, e como não havia estudo nem escavações arqueológicas nessa época, só podemos admitir que a terra existe há milhões de anos e essa história de que o mundo foi criado há 6000 anos é uma idéia criada pelo homem.